• Carregando...

WASHINGTON - A gripe aviária parece reincidir em pessoas se adquirir a habilidade de contágio de humano para humano, previram nesta segunda-feira especialistas. Na teoria, o vírus teria que somente sofrer uma mutação, em uma pessoa, para provocar uma epidemia. Mas pesquisadores argumentam que isto poderia ocorrer várias vezes, em diferentes locais ao redor do mundo. Eles disseram que mesmo se a atual pandemia que mata pássaros termine, a ameaça às pessoas não terá acabado.

"Na melhor das hipóteses, uma política de prevenção somente vai adiar a emergência de uma pandemia, ganhando tempo para se preparar para seus efeitos", escreveram o Dr. Marc Lipsitch e colegas da Escola de Harvard de Saúde Pública e o Dr. Carl Bergstrom da Universidade de Washington.

Isto é o que autoridades esperam ao abater pássaros quando ocorrem novos surtos de gripe aviária. Especialistas em saúde pública concordam que parte nenhuma do mundo está pronta para lidar com uma pandemia, mas com alguns anos de preparações, alguns países talvez sejam capazes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]