Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Perigo!

Gripe aviária se dissemina e Índia põe três crianças sob quarentena

MUMBAI, Índia - A Índia começou nesta segunda-feira a realizar buscas de porta em porta procurando por pessoas com febre. Três crianças foram deixadas de quarentena, à medida que o país, o segundo mais populoso do mundo, tenta conter seu primeiro surto de gripe aviária.

Na Europa, a França tentou acalmar os consumidores no fim de semana depois do surgimento de seu primeiro caso de contaminação de uma ave pelo vírus H5N1, pedindo às pessoas que comessem frango e garantindo a segurança do alimento.

Enquanto os dois países enfrentam seus primeiros casos da doença, que já atingiu 171 pessoas no mundo todo e matou 93, as autoridades no Egito fecharam oito zoológicos, depois de 83 aves terem morrido ali, algumas delas em virtude do H5N1.

Ao menos 11 países registraram surtos da gripe aviária nas últimas três semanas, uma indicação de que o vírus mortal está se espalhando rapidamente.

Na Índia, autoridades do remoto distrito de Nandurbar, no estado de Maharashtra (Oeste), lançaram uma operação para percorrer as casas de todos os moradores à procura de pessoas com febre. Além disso, elas conduzem o abate de entre 300 mil e 500 mil aves.

Três crianas com sintomas de gripe foram hospitalizadas nesta segunda-feira, somando-se a uma mulher e uma outra criança já em observação desde o dia anterior.

O país, que possui um precário sistema de saúde pública, realizava também testes com cerca de 30 pessoas depois de 50 mil aves terem morrido em Nandurbar e alguns dos animais terem tido testes positivos para o letal H5N1.

- Não há qualquer caso confirmado de gripe aviária em seres humanos. Gostaria de assegurar que a situação está sendo monitorada de perto e está sob controle - disse o ministro da Saúde indiano, Anbumani Ramadoss, ao Parlamento.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.