O Paraná registrou desde o início do ano 24 mortes causadas por consequências causadas pelo vírus da gripe (Influenza). O balanço atualizado foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (8). Os números mostram que cinco mortes - até então suspeitas - foram confirmadas como óbitos causados pela enfermidade na semana entre 1º e 7 de julho. Duas foram em Curitiba. Telêmaco Borba, Alto Paraná e Bom Sucesso tiveram um óbito do tipo cada. Embora tenham sido confirmadas agora, as mortes ocorreram entre 19 e 30 de junho, conforme os dados da secretaria.
Os números da gripe no estado apontam que o cuidado com a prevenção entre os grupos de risco é uma medida importante para evitar um maior número de óbitos. Entre os 24 mortos, 16 tinham doenças crônicas (com enfermidades respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, imunodeprimidos, com obesidade de grau três e transplantados).
Os doentes crônicos estão entre as pessoas que fazem parte do público-alvo da imunização contra a gripe. Fazem parte dos que têm direito à vacina os idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e um ano, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde, indígenas e população do sistema penitenciário e cadeias públicas.
Apesar do registro de mais cinco mortes, houve uma queda de 16% no total de casos da doença, quando os números são comparados com o mesmo período do ano passado. Neste ano, 642 pessoas tiveram a confirmação de contaminação por Influenza. Em 2012, foram 770.
O acompanhamento da gripe no estado da Sesa também aponta para uma mudança na epidemiologia da doença. O órgão aponta que o período mais crítico em 2012 ocorreu a partir da primeira quinzena de junho. Já neste ano, os casos começaram a aumentar na segunda quinzena de abril.
A intenção do governo do estado agora, segundo informações publicadas na agência de notícias, é antecipar a campanha no ano que vem ainda mais do que em 2013. Neste ano, as ações para a vacinação contra a gripe no país já começaram três semanas mais cedo, no dia 15 de abril. A antecipação ocorreu principalmente pelo apelo dos estados da região Sul, que começam a ter mais casos da doença quando começam os meses mais frios do ano.
Prevenção no estado
No Paraná, há três frentes de prevenção e tratamento à gripe, segundo a Sesa. Compõem o programa de enfrentamento à enfermidade a vacinação, medidas de prevenção incentivo ao uso de álcool gel, lavar as mãos, manter ambientes ventilados e a prescrição do oseltamivir aos pacientes com sintomas de gripe. A Secretaria orienta que ao sentir os sintomas da gripe, o paciente deve ir ao hospital para que seja prescrito o medicamento, antes mesmo da confirmação da doença por meio de exames.
Fique atento aos principais sintomas da gripe:
-Febre repentina-Tosse-Dor de garganta-Dor de cabeça-Dores musculares-Dores nas articulações-Dores nas costas-Falta de ar-Cansaço-Calafrio
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora