Quinze presos fugiram da Casa de Custódia de Curitiba (CCC) em uma operação de resgate realizada na madrugada de sábado. Por volta das 3h20, entre cinco e dez homens, fortemente armados, invadiram o pátio do presídio pelos fundos, depois de atravessarem um matagal e cortarem as grades que cercam o terreno. Os vidros à prova de bala de três celas da galeria C da carceragem foram quebrados com marretas, o que possibilitou a fuga.
A CCC é considerada uma unidade de segurança máxima, sendo equipada com modernos painéis de segurança, portas automatizadas, sensores internos e externos e rádios transreceptores. A equipe de 20 agentes do grupo tático que fazia o plantão da segurança externa chegou cinco minutos depois de o resgate ter começado. Os policiais foram recebidos a tiros enquanto os detentos fugiam. Os policiais revidaram. De acordo com a direção da CCC, ninguém ficou ferido.
As celas da Casa de Custódia começaram a ser periciadas, e os detentos, revistados. A Secretaria Estadual de Justiça vai abrir uma sindicância para investigar a fuga. "Os nomes dos fugitivos só serão divulgados na segunda-feira, a fim de não prejudicar as investigações da Polícia Militar", informou o diretor da CCC, José Luiz Ribas. Até as 15 horas de ontem nenhum criminoso tinha sido recapturado.
Com a fuga, a visitação de crianças filhas dos presos (que acontece uma vez por mês) foi cancelada. Familiares dos detentos que foram à CCC reclamam dos maus tratos recebidos aos presos e da falta de informação por parte da polícia. "Não sabemos o que aconteceu direito, se houve morte ou se alguém está ferido", desabafou a mulher de um detento, que não quis se identificar.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião