Ouça este conteúdo
Um grupo de fazendeiros conseguiu realizar um acordo para que 45 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) não ocupassem a Fazenda Ouro Verde, em Santa Luzia, na Bahia, na madrugada deste domingo (5). Os ocupantes tentaram invadir a fazenda pela primeira vez no último sábado (4).
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Um dos representantes desses fazendeiros, Gunther Baldi, contou que o grupo do MST invadiu a fazenda no sábado, mas a chuva forte impediu que os sem-terra conseguissem montar um acampamento no local. No domingo, quando retornaram utilizando um ônibus da viação Camacã (BA), os fazendeiros interceptaram o grupo e fecharam um acordo, pacificamente.
Baldi relatou que, após a primeira tentativa de ataque, os fazendeiros da região se reuniram para tentar resolver o problema sem violência. A fazenda não é de propriedade de brasileiros, mas de franceses, segundo Baldi.
Ele relatou também que muitos dos invasores "já tinham sido beneficiados pela reforma agrária, mas estavam lá para fazer volume, para invadir uma terra muito produtiva". A fazenda tem aproximadamente 1000 hectares, com áreas para pecuária, produção de pimenta-do-reino, café e cacau para exportação.
Baldi destacou que essas invasões na região são muito frequentes. "Estamos montando um grupo para fortalecer os produtores rurais da região contra as invasões. Na região, tem muito isso até porque estamos com um governo estadual de esquerda", afirmou.
A 62ª Companhia Independente de Polícia Militar também confirmou que não houve conflito entre as partes e a negociação foi entre os fazendeiros e o grupo do MST. A reportagem entrou em contato com a assessoria do MST, mas não teve retorno, até o momento.