A prefeitura de Paranaguá alterou nesta terça-feira a composição da comissão especial que investigará as denúncias da Pastoral São Cristóvão sobre maus-tratos a moradores de rua. O prefeito José Baka Filho decidiu excluir do grupo o secretário de Segurança Pública, Álvaro Domingues, acusado de promover uma "limpeza social" na cidade, expulsando os mendigos, e incluiu a Mitra Diocesana, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação dos Ministros Evangélicos do Paraná. A comissão tem prazo de 30 dias prorrogável por igual período para apresentar o relatório final.
O decreto número 1.054 que cria a comissão foi motivado pela reportagem publicada domingo na Gazeta do Povo, a partir de entrevistas com mendigos e de denúncias do responsável pela Pastoral Rodoviária, padre Adelir Antonio De Carli. "Como cidadão, sinto-me indignado com o tratamento dado ao ser humano", disse o prefeito. "É a mesma indignação quando nos lembramos do que o nazismo fez", completa. "Convidamos instituições de credibilidade para nos ajudar a apurar os fatos."
Segundo Baka Filho, a prefeitura tem procurado dar um atendimento humano aos moradores de rua de Paranaguá, com um sistema de busca, atendimento e triagem. Prova disso, diz ele, foi a ação realizada na segunda-feira à noite, com a participação de 16 pessoas das secretarias da Criança, da Saúde e da Segurança, além do Conselho Tutelar. Dos 18 moradores de rua abordados, 11 aceitaram ir ao albergue mantido pela administração municipal. Seis eram catadores de papel e preferiram permanecer junto aos seus "carrinhos" e a outra era uma mulher que simplesmente recusou o atendimento.
Leia matéria completa no site da Gazeta do Povo. Contéudo exclusivo para assinantes
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora