Grupos de sem-terra ligados a José Rainha Júnior, líder dissidente do Movimento dos Sem-Terra (MST), invadiram 20 fazendas no Pontal do Paranapanema e região da Alta Paulista entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira (23). O chamado "Carnaval Vermelho" mobilizou cerca de dois mil militantes, segundo nota distribuída pelas lideranças. Além de dissidentes do MST, participaram integrantes do Mast, Uniterra, MTST e de sindicatos ligados à CUT.

CARREGANDO :)

Segundo Rainha, foram ocupadas fazendas tidas como improdutivas, em processo de desapropriação pelo Incra, e aquelas consideradas terras públicas, reivindicadas pelo Estado para a reforma agrária.

As invasões ocorreram nos municípios de Euclides da Cunha Paulista, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Presidente Venceslau, Santo Anastácio, Flora Rica, Presidente Epitácio, Piquerobi, Dracena, Regente Feijó, Martinópolis, Rancharia, Caiuá e Emilianópolis. Essas invasões ocorrem à revelia da direção nacional do MST que apoiou, no sábado, a invasão de outras duas fazendas na região.

Publicidade

Rainha disse que a jornada é um protesto pelo descaso do governo de José Serra com a reforma agrária no Pontal. Seu grupo foi beneficiado com repasses de mais de R$ 7 milhões pelo governo federal nos últimos anos. Na manhã de hoje, a PM fazia um levantamento das áreas invadidas.