A prefeitura confirmou ontem que Itamar dos Santos não é mais o secretário municipal da Defesa Social em Curitiba. O novo titular da pasta será o delegado Marcus Michelotto, que estava na coordenação da Divisão Estadual de Narcóticos da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
A substituição de Santos era uma das principais reivindicações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), que representa os guardas municipais. Os trabalhadores fizeram um protesto no Centro de Curitiba na quarta-feira da semana passada, depois da morte do agente Joel Franklin, assassinado no posto do Parque Barreirinha. Foi o quinto assassinato de um guarda municipal no período de um ano.
"Já reclamávamos contra o coronel há muito tempo", disse o diretor do sindicato Diogo Monteiro. "Sempre faltou comando dentro da secretaria. Esperamos que agora a situação mude." A assessoria da prefeitura negou que a mudança tenha relação com o pedido do Sismuc. Outra solicitação dos guardas municipais é que eles trabalhem em duplas. Na sexta-feira, a prefeitura informou que o assunto será discutido nas nove regionais da cidade. "A prefeitura alegou que não há efetivo suficiente para que o trabalho ocorra em dupla em todos os lugares. Por isso vamos fazer as reuniões regionalizadas", afirmou Monteiro.
Michelotto entrou na Polícia Civil em 1994. Foi titular do 5.º, do 9.º e do 10.º Distrito Policial (DP) de Curitiba, da Delegacia de Furtos e Roubos, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas.