Os guardas civis municipais de Paranaguá, no Litoral do estado, anunciaram uma greve geral a partir da próxima segunda-feira (16). Desde o início da semana alguns profissionais têm feito mobilizações em frente à sede da prefeitura da cidade. O presidente do Sindicato da Guarda Civil de Paranaguá, Roberto de Almeida Alexandre, informou que os manifestantes, que se revezam em frente ao prédio, estão de folga e que, até o próximo domingo as atividades da categoria não sofrerão alterações.
O indicativo de greve foi aprovado na semana passada. Os profissionais solicitaram um posicionamento do prefeito em relação a 32 reivindicações feitas pela categoria, entre elas aumento salarial e melhores condições de trabalho.
A prefeitura de Paranaguá informou que o diálogo com os guardas está aberto e que ainda não ouve tempo hábil para avaliar as exigências. Além disso, uma equipe “está verificando a possibilidade legal para então realizar nova reunião e definir o que será possível conceder”, segundo nota divulgada pelo Executivo municipal.
“Todos os setores acabam ficando prejudicados, o trânsito é uma esfera crítica, tem também o patrimônio da prefeitura, toda a questão da ordem social que a paralisação a partir do dia 16 vai prejudicar, mas é um mal necessário”, argumenta Alexandre. Segundo ele, a paralisação será por tempo indeterminado.
De acordo com a prefeitura, há esforços para que as condições de trabalho sejam melhoradas. “Com a aquisição de viaturas, compra de equipamentos de proteção, como coletes salva-vidas, e incentivo para que haja o armamento novamente”, enumera a nota enviada pelo município. Além disso, conforme a prefeitura, todo efetivo da guarda está recebendo cursos de tiro e passando por avaliações psicológicas. Também foi criada a Corregedoria da Guarda Civil Municipal, para que os profissionais possam portar armas de fogo em serviço.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião