Saiba onde fica Jacarezinho| Foto:

Foz do Iguaçu – Guardas municipais de Foz do Iguaçu aderiram à campanha nacional pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que amplia e regulamenta as atribuições dos servidores. A categoria está colhendo assinaturas em apoio à regulamentação na chamada "Marcha Azul-Marinho". O movimento levantou o debate sobre a importância da corporação no combate à violência.

CARREGANDO :)

Os servidores instalaram um ponto de coleta no centro da cidade e no atrativo turístico Marco das Três Fronteiras. Também foi organizada a passagem de uma lista itinerante pelos postos de saúde e locais de serviços dos guardas. O abaixo-assinado também está presente nas viaturas. Nas duas primeiras semanas do manifesto, 2,1 mil pessoas aderiram à causa. O município tem 309 mil habitantes.

Segundo o diretor da Guarda Municipal de Foz, Rudnei Bonifácio de Souza, a primeira conquista da campanha foi obtida na última semana com a coleta de 1 milhão de assinaturas em todo o país, em especial nas cerca de 980 cidades que contam com guardas municipais. O abaixo-assinado será entregue na próxima quinta-feira no Congresso Nacional. Um representante dos guardas de Foz deve viajar a Brasília.

Publicidade

A PEC propõe que os guardas, além de serem responsáveis pelo zelo dos bens, serviços e instalações dos municípios, poderão trabalhar na proteção da população das cidades onde atuam. Para a Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo (Agmesp), entidade que encabeça o movimento, os guardas municipais "teriam atribuições de polícia comunitária e preventiva". A proposta passou pelo Senado e agora está na Câmara dos Deputados, onde precisará do voto favorável de 308 parlamentares.