BERLIM - Autoridades alemãs anunciaram, nesta quinta-feira, que uma fuinha foi infectada pelo H5N1, vírus responsável pela gripe aviária. É a segunda espécie de mamífero a contrair a doença no país. Três gatos domésticos apresentaram vestígios do vírus letal nos últimos dias. Segundo o diretor do Instituto Friedrich Loeffler, que coordena as pesquisas e as informações sobre a doença na Alemanha, a descoberta não representa mudança na natureza da ameaça do H5N1.
A fuinha foi capturada com vida na ilha de Ruegen, no norte do país, mesma região em que foram encontrados os gatos e a maioria das aves infectadas. Segundo as autoridades de saúde locais, o animal foi posteriormente sacrificado.
- Apesar de o vírus ter atingido um novo tipo de mamífero, a situação permanece inalterada - afirmou Thomas Mettenleiter.
A Organização Mundial de Saúde afirmou recentemente que o avanço da doença para os gatos, a princípio, não representaria um aumento dos riscos para os seres humanos. Alguns especialistas defendem, no entanto, que a probabilidade de contágio não pode ser descartada.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião