A urbanização também não alcançou um personagem curioso que vive no Contorno Leste, em São José dos Pinhais, nas imediações da BR-376. Parece lenda, mas Gabriel Carlos (como se apresenta), ou Homem Manilha (como é conhecido), é visto por quem passa de carro numa das alças de acesso ao contorno sempre próximo a sua minúscula "casa": uma manilha.
O "lar" tem menos de dois metros quadrados e é tudo o que lhe restou com a chegada da nova rodovia, além de seu melhor amigo, o cachorro Veneno. O contorno foi inaugurado há cerca de quatro anos, mas as obras começaram na década de 80, no governo José Richa.
Ele conta que na época tinha uma casa no local onde vivia com a mulher e o filho , além de uma igreja, mas que perdeu tudo com a passagem da estrada. "Comprei 10 hectares há 54 anos antes do contorno e da estrada. Depois, perdi tudo", diz. Na verdade, ele só tinha a posse da área, onde fincou a manilha e a mantém há cerca de 13 anos. A esposa e o filho já morreram. Ele diz que a mulher chegou a viver com ele na manilha, mas foi assassinada há cerca de 5 anos.
No semblante, as marcas de um homem sofrido, barba por fazer, cujo pequeno mundo cabe dentro de uma manilha. Em dez minutos de conversa, o Homem Manilha conta parte da sua vida. "Tenho 71 anos e me preocupo muito com a minha segurança", afirma, embora o fiel amigo Veneno proteja a área e não permita que ninguém se aproxime do local sem a permissão de Gabriel.
No lar de manilha tudo é na base do improviso. A comida é feita num fogão feito de barro, ao lado da casinha do cachorro, também feita de barro. Ele passa o dia inteiro no local e diz que a sua fonte de renda para viver é a música, inclusive para comprar alimentos. "Sou compositor", disse. No entanto, há quem diga que ele ganha de caminhoneiros que passam no local o que precisa para viver. (JNB)
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião