Um imigrante haitiano foi esfaqueado no fim da manhã desta segunda-feira (20), em Cascavel, Oeste do Paraná. Jean Naguene Mathelus, 44, foi ferido por golpes de faca na rua Paraná, no centro da cidade. Testemunhas relataram à polícia que os dois agressores fugiram de bicicleta. Policiais militares realizaram buscas, mas não encontraram os suspeitos. Como um dos homens usava capuz, a polícia não descarta a possibilidade de tentativa de assalto.
Mathelus, que não fala português, foi socorrido por uma equipe médica do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) e encaminhado para o Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) em estado grave.
Ele foi ferido no abdome e seus órgãos ficaram expostos. Por volta das 17 horas, o hospital informou que o haitiano passou por uma cirurgia de emergência e está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva. Ele corre o risco de morrer, segundo a instituição de saúde.
Logo após o ocorrido, Joe Evens Celintery, coordenador da Associação dos Imigrantes Haitianos de Cascavel, disse que iria se inteirar dos fatos para ver o que aconteceu com o conterrâneo. Ele ressaltou que o preconceito contra os imigrantes sempre existiu, mas aumentou após a suspeita de caso de ebola em Cascavel, que já foi descartada.
A Delegacia de Homicídios de Cascavel, no Oeste do Paraná, vai investigar o caso como tentativa de assassinato.