O fenômeno óptico halo no céu da capital federal chamou atenção da população nesta sexta-feira. Um anel colorido se formou ao redor do sol. Segundo o professor de física da Universidade de Brasília (UnB) José Leonardo Ferreira, o fenômeno não é inusitado, depende das condições atmosféricas favoráveis.
"O posicionamento do sol, juntamente com a atmosfera funcionando como uma lente e as gotículas de água na troposfera (camada inferior da atmosfera) são os principais fatores", explica o professor.
O fenômeno tem duração variável. Ele se forma quando os raios do sol são refletidos pelos cristais de gelo que estão suspensos no ar. Dependendo do tipo de nuvem, é possível ver um arco-íris redondo em volta do sol.
O halo pode ocorrer tanto ao redor do sol (halo solar) como da lua cheia (halo lunar), de acordo com a meteorologista do Climpatempo, Josélia Pegorim. Em algumas situações especiais ocorrem o duplo halo. Neste caso o observador veria dois arcos-íris concêntricos. Um ficaria mais próximo do sol (ou da lua), com cores mais fortes. O segundo apareceria mais distante e com as cores mais suavizadas.
"Em qualquer um dos casos, a formação do halo indica que o céu está coberto de nuvens finas e altas, que aparecem em 5, 6 mil metros de altura e são formadas basicamente por diminutos cristais de gelo. São estes cristais que interagem com a luz que vem sol (ou da lua) e geram o círculos concêntricos coloridos, nas mesmas cores do arco-íris.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora