A partir de hoje, oito equipes do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná irão percorrer os bairros de Curitiba realizando exames para detectar infecções por hepatites A, B e C. O objetivo é entrevistar cerca de 4 mil pessoas. A mobilização faz parte do Inquérito Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que chega agora à Região Sul.
De acordo com a coordenadora clínica do projeto no Paraná, Dominique Muzzilo, os bairros e residências que participarão do projeto foram escolhidos por sorteio. Para a análise serão aplicados questionários e coleta de sangue. Ninguém será obrigado a participar, mas os que concordarem terão de assinar um termo de cooperação. Todos os voluntários serão informados de sua condição de saúde. Nos casos em que for constatada a contaminação, será feito o encaminhamento para tratamento. A previsão é que a coleta dure quatro meses.
O que é a doença
Hepatite é uma inflamação no fígado. O tipo A da doença é transmitido por meio de água e alimentos contaminados e geralmente não deixa seqüelas. A hepatite B é passada pelo sangue, por via sexual ou pela chamada transmissão vertical, quando a mãe contamina o recém-nascido no momento do parto. Se não tratada, pode evoluir para um câncer de fígado. Já a hepatite C tem alta incidência entre usuários de drogas intravenosas e se não tratada pode levar a cirrose e câncer. No Brasil, o tipo C já infecta cerca de 3 milhões de pessoas.