Procedimento de coleta do material é semelhante à doação de sangue
Unidade que mais realizada transplantes no Brasil, o Hospital de Clínicas de Curitiba (HC), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), precisa ampliar o número de doadores de plaquetas fragmentos de células do sangue para continuar salvando vidas. De acordo com o médico do HC, Paulo de Almeida, o hospital mantém internados entre 15 e 20 pacientes. Cada um deles precisa de cinco doadores. "A pessoa submetida a transplante pode ter um sangramento e morrer. Por isso é importante ter esses doadores de plaquetas", disse, em entrevista ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV.
Segundo Almeida, muitos dos pacientes do HC provêm do interior do Paraná ou de outros estados brasileiros, por isso faltam doadores. "Essas pessoas não conhecem ninguém aqui em Curitiba, então eles não tem esses doadores", explicou.
Para doar plaquetas, o voluntário passará por um procedimento semelhante ao da doação de sangue, mas um pouco mais demorado. Quem quiser doar deve procurar o banco de sangue do HC e pode agendar um horário. O HC fica na Avenida General Carneiro, 181.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora