Oito equipes do Hospital das Clínicas de Curitiba começam a percorrer, a partir de quarta-feira (23), os bairros da capital, realizando exames para detecção de hepatites A, B e C. Cerca de quatro mil pessoas, entre cinco e 69 anos, passarão pelos testes.
Os exames fazem parte de um projeto nacional que pretende formar uma base de dados sobre o número de pessoas infectadas pela hepatite no Brasil e para estabelecer critérios para o tratamento da doença.
Segundo uma das coordenadoras do projeto, Dominique Araújo Muzzillo, as casas visitadas foram selecionadas por sorteio e os moradores serão convidados a participar. As famílias que aceitarem, deverão assinar um termo de consentimento e responderão um questionário específico, além de terem o sangue coletado para exames laboratoriais.
As pessoas identificadas com a presença da doença do tipo B ou C serão encaminhadas para tratamento e aquelas que não foram vacinadas serão orientadas a se imunizar.
O estudo deve durar de quatro a cinco meses. Curitiba é a última capital do país a iniciar o levantamento. No Brasil, mais de 31 mil pessoas serão examinadas e na região Sul perto de 7 mil devem participar.