Porto Alegre A candidata à Presidência da República Heloísa Helena (PSol-PSTU-PCB) improvisou ontem um minicomício na capital gaúcha, depois de uma caminhada pela Rua dos Andradas, a principal do centro da cidade. Falando com um equipamento de som portátil em uma esquina, a senadora (PSol-AL) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem voltou a chamar de "sua majestade barbuda".
A senadora afirmou que o Brasil não pode mais conviver "com as migalhas da inclusão social", criticou a taxa de juros e defendeu a reforma tributária. Numa referência aos adversários Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), disse que enquanto "eles cortam os céus do Brasil com o Aerolula e o jatinho tucano, nós estamos aqui humildemente com esse pequeno solzinho (símbolo do PSol) para poder falar".
Na caminhada a candidata disse que seus quatro eixos de campanha são democratização da riqueza, das políticas sociais, da informação e cultura, e da terra e espaços urbanos.
Criticou a desvinculação de receitas da União (DRU) e afirmou que "só dois setores continuam ganhando muito no Brasil banqueiros e políticos corruptos".