O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) precisa de doações de sangue nesta semana para poder manter os estoques para o feriado da Proclamação da República (15 de novembro). O pedido é para que os doadores compareçam ao local até sábado (12), pois o banco de sangue estará fechado na segunda (14) – por causa da comemoração do Dia do Servidor Público, que foi transferida – e também na terça (15).
Como o movimento intenso esperado nas estradas, aumenta o risco de acidentes e, por consequência, a necessidade de doações de sangue. “Precisamos manter os estoques em níveis regulares, caso haja alguma emergência neste período”, afirmou o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná.
Na unidade do Hemepar de Curitiba, as doações podem ser feitas de segunda a sábado. Nos dias de semana, vão das 7h30 às 18h30; no sábado, começa às 8h e segue até as 17h30. O endereço é Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV. Para doar, é necessário portar documento de identificação com foto, como RG e passaporte.
Conheça algumas das exigências para quem deseja doar sangue e o que inviabiliza o procedimento:
É preciso:
- Ter entre 16 e 67 anos de idade (jovens de até 18 anos devem estar acompanhados por responsável).
- Estar em boas condições de saúde.
- Pesar mais de 50 quilos.
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas ou alimentos gordurosos nas últimas 12 horas.
- Estar bem descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Não estar em jejum (o ideal é fazer a doação duas horas depois da última refeição).
Não pode doar:
- Quem teve hepatite A depois dos 10 anos e pessoas que tiveram AVC ou hepatite B ou C não pode doar sangue. O mesmo vale para pacientes com HIV, epilepsia, hanseníase, doenças autoimunes e doença de Chagas.
- Quem fez tatuagem ou colocou piercing há menos de um ano.