Quem ficou em Curitiba durante o feriado de carnaval pode aproveitar a segunda-feira para praticar uma boa ação: doar sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) vai funcionar no meio do feriado para receber possíveis doadores. Nesta época, o número de doações chega a baixar até 30%, por causa das férias, enquanto a demanda costuma aumentar por causa de acidentes de trânsito.
De acordo com o diretor do Hemepar, Wilmar Guimarães, o nível do estoque do centro depende de cerca de 120 doações diárias para se manter estável. "Só em Curitiba atendemos 40 hospitais. Conforme o tipo de sangue, o estoque que normalmente é de oito bolsas cai para três. Ficamos torcendo para que não apareça alguém precisando de transfusão", diz Guimarães. Segundo ele, em uma cirurgia cardíaca, por exemplo, uma pessoa chega a precisar de duas bolsas de sangue. "A maior carência costuma ser dos sangues tipo O negativo e A negativo", informa.
O Hemepar vai funcionar hoje, das 8 às 17 horas. O atendimento será normal na segunda-feira e a partir das 13 horas, na quarta-feira. Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade. Mulheres grávidas e durante o período de amamentação não podem fazer doação. Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos e ter boas condições de saúde. O sangue pode ser guardado por até 42 dias.
Serviço: O Hemepar está situado na Rua João Prosdócimo, 145, no Alto da XV, (41) 3362-2030.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião