Quem ficou em Curitiba durante o feriado de carnaval pode aproveitar a segunda-feira para praticar uma boa ação: doar sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) vai funcionar no meio do feriado para receber possíveis doadores. Nesta época, o número de doações chega a baixar até 30%, por causa das férias, enquanto a demanda costuma aumentar por causa de acidentes de trânsito.

CARREGANDO :)

De acordo com o diretor do Hemepar, Wilmar Guimarães, o nível do estoque do centro depende de cerca de 120 doações diárias para se manter estável. "Só em Curitiba atendemos 40 hospitais. Conforme o tipo de sangue, o estoque que normalmente é de oito bolsas cai para três. Ficamos torcendo para que não apareça alguém precisando de transfusão", diz Guimarães. Segundo ele, em uma cirurgia cardíaca, por exemplo, uma pessoa chega a precisar de duas bolsas de sangue. "A maior carência costuma ser dos sangues tipo O negativo e A negativo", informa.

O Hemepar vai funcionar hoje, das 8 às 17 horas. O atendimento será normal na segunda-feira e a partir das 13 horas, na quarta-feira. Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade. Mulheres grávidas e durante o período de amamentação não podem fazer doação. Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos e ter boas condições de saúde. O sangue pode ser guardado por até 42 dias.

Publicidade

Serviço: O Hemepar está situado na Rua João Prosdócimo, 145, no Alto da XV, (41) 3362-2030.