Subir pelas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo até chegar a sua cúpula. Um piano de cauda, um espaço para ensaios e partituras. As entranhas do prédio em estilo Belle Époque, construído no começo do século 20, foram reveladas durante o desfile feminino de Alexandre Herchcovitch, que abriu o segundo dia da São Paulo Fashion Week, que vai até sexta-feira no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Foi assim também com sua roupa.
As modelos desfilaram uma sequência de trajes velados, camisolas, detalhes rendados de lingeries, feitas à imagem e semelhança do fim do século 18. A delicadeza das peças, usadas em sua maioria sobrepostas, foi posta à prova pelo estilista, que exercitou a costura de baixo também na alfaiataria, provocando uma conversa inusitada e contemporânea entre sutileza e estrutura.
Em termos de tendências, o inverno será das cinturas marcadas, dos volumes discretos. Silhueta seca, simples e feminina. Herchcovitch apostou nos comprimentos mais longos e pouco abaixo dos joelhos. Entre os tecidos, muita lã, couro e renda aplicada. Na cartela de cores, preto, nude, cinza e toques de vermelho e fúcsia.
A Acquastudio reforçou a estética retrô, das mulheres sóbrias e comportadas, de cinturas certinhas e corpo delineado por tecidos nobres. Para aquecer pelerines. Para refrescar, renda e tecido transparente. O desfile mergulhou na estética do pós-guerra, nos anos 1940, na feminilidade nada óbvia.
O dia teve ainda Fernanda Yamamoto, que trabalhou uma gama de estampas desenhadas à mão, florais feitos à canetinha e aquarela. O segundo dia de desfiles teve ainda a elegância dos modelos de Vitorino Campos e Juliana Jabour. E para hoje estão programados os desfiles de FH Fause Haten, Ellus, João Pimenta, Forum, Triton e Cavalera.
*A repórter viajou a convite da organização do SPFW.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora