Na próxima terça-feira, 3 de fevereiro, a Gazeta do Povo comemora nove décadas de circulação, presenteando os leitores com uma edição especial. São quatro suplementos, de terça a sexta-feira, que acompanham a trajetória do jornal e compilam fragmentos da história em um mosaico de manchetes e fotografias sobre fatos que tiveram grande repercussão no Paraná, no Brasil e no mundo.
Em um papel especial e formato diferente do tradicional como revistas , as edições trarão fotos inéditas e reproduções de jornais que revelam períodos importantes da história nacional e mundial, como deposições de presidentes, a participação paranaense em guerras e a influência da ditadura militar no país. Mas também levam aos leitores fatos que dizem respeito apenas ao cotidiano de Curitiba, como uma invasão de cabras no bairro Batel, o episódio em que jacarés foram encontrados no Centro da cidade e a explosão de um caminhão de dinamite no bairro do Ahú, comovendo os curitibanos.
Para produzir os suplementos, foi movimentada uma grande equipe da redação e de fora dela. Além de editores, repórteres, fotógrafos e infografistas, historiadores e pesquisadores tiveram muito trabalho para fazer o levantamento dos fatos mais marcantes, recorrendo a três bibliotecas: a da própria Gazeta do Povo, a Biblioteca Pública do Paraná e a biblioteca do Círculo dos Bandeirantes. Apesar das faltas não foram encontradas as edições completas que retratam alguns dos anos iniciais do periódico toda a riqueza do papel do veículo ao longo desses anos e a dinâmica histórica do século 20 estão ali representadas. O material final selecionado pode servir, além de um excelente entretenimento, de base para pesquisas futuras.
Mudança
A Gazeta do Povo completa 90 anos em um período de transformações. E enfrenta os desafios com os olhos no futuro, implementando grandes mudanças no presente. Desde o ano passado repaginada pela maior reforma gráfica e editorial já realizada, a Gazeta agora conquista a internet, firmando-se como a melhor fonte de informação sobre o estado.
Conteúdo na internet
Uma grande novidade da edição especial de aniversário é o conteúdo online que estará disponível na internet a partir da próxima terça-feira. A Gazeta do Povo Online leva à rede o conteúdo dos suplementos impressos e diversas informações extras, além de entrevistas em vídeo e filmes que tratam da história do periódico. Destaque também para as dezenas de recortes que contam um pouco da história do século 20 todas as Copas do Mundo vencidas pelo Brasil (e a "derrota por excelência", a de 1950, no Maracanã), manchetes sobre a Segunda Guerra Mundial, fatos do regime militar e as alegrias e frustrações da abertura democrática brasileira da morte do presidente Tancredo Neves à eleição de Lula.
Os Recortes da História em formato digital podem ser explorados por completo pelos leitores, pois estão em resolução suficiente para que as matérias antigas possam ser lidas sem dificuldade. Os arquivos também estarão disponíveis para serem baixados pelo leitor para seu próprio computador.
Cartões-postais
As comemorações do aniversário do jornal reservam ainda outro evento, aberto à participação de todos. A partir do dia 9 de fevereiro haverá uma exposição das 20 fotos escolhidas no concurso Cartão-postal Gazeta do Povo na FAE/Bom Jesus, na Rua Fioravante Dalla Stella, 90, no bairro Cristo Rei, das 8 às 20 horas e no site www.gazetadopovo.com.br/90anos. Os internautas poderão participar da votação online para escolher as nove melhores até o dia 16 de fevereiro, pelo site. As imagens mais votadas serão publicadas como cartões-postais em edições de final de semana.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião