Hoje à noite, todos os habitantes do planeta estão convocados a apagar as luzes de suas casas durante uma hora em um gesto simbólico contra o aquecimento global. A Hora do Planeta, movimento mundial organizado pela entidade World Wildlife Fund (WWF), está em sua quarta edição e acontece das 20h30 às 21h30. A ideia é mobilizar mais de 1 bilhão de pessoas.
Segundo dados da WWF, 3.483 cidades de 125 países e territórios já aderiram ao movimento e cerca de 1,3 mil ícones urbanos, entre eles o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Empire State Buiding em Nova Iorque, e o Palácio de Buckingham em Londres, terão as suas luzes apagadas.
No Brasil, a WWF-Brasil já contabilizou a adesão de 72 cidades entre elas 19 capitais em 20 estados. Fortaleza (Ceará), Vitória (Espírito Santos) e Rio Branco (Acre) são algumas capitais que estão participando do evento pela primeira vez.
Esta é a segunda vez que o Brasil participa do movimento. No ano passado, 113 cidades, entre elas 13 capitais, aderiram à Hora do Planeta.
Curitiba também participa pela segunda vez da ação. A prefeitura vai apagar as luzes de 12 pontos da cidade: a estufa do Jardim Botânico, o Teatro do Paiol, a fachada do Paço da Liberdade, a Fonte dos Anjos, a Torre da Biodiversidade, a Torre Panorâmica, o monumento de bambu da Linha Verde, a fonte da Praça Santos Andrade, a fonte da Praça Generoso Marques, o portal de Santa Felicidade, a pista de Atletismo da Praça Oswaldo Cruz e a cancha polivalente da Praça Ouvidor Pardinho.
Na capital paranaense, a Fundação O Boticário é responsável pela mobilização da população e conseguiu a adesão de diversos segmentos. O Festival de Teatro, por exemplo, vai apagar as luzes dos teatros durante 1 minuto, antes do início de sete espetáculos que estarão hoje na Mostra Oficial.
O público também conta com outras atrações durante a Hora do Planeta. O coral de crianças do banco HSBC, que é um dos patrocinadores do movimento, cantará canções brasileiras com temas ambientais enquanto as luzes do Palácio Avenida estiverem apagadas.
Outras 20 instituições e empresas da capital também participam da mobilização, entre elas o Hotel Crowne Plaza, o Instituto Life, o Hospital Vita, o Shopping Palladium e a Rede Paranaense de Comuncação, que apagará as luzes das torres de transmissão da RPCTV em Curitiba e Londrina. Os ouvintes das rádios 98FM e Mundo Livre FM também estão sendo convidados a apagar as luzes pelo período de uma hora.
Clientes dos restaurantes Totopos, Guega, Piola e Zea Mais, do Frans Café, Jungle Juice e do Jokers Pub serão servidos à luz de velas.
Ainda dá tempo de você também aderir ao movimento. Para isso, basta apagar as luzes no dia e na hora da ação e se cadastrar no site www.horadoplaneta.org.br.