A segunda etapa da campanha contra a poliomielite ocorre hoje em 115 mil postos de vacinação em todo o país. Com o slogan "Não vai esquecer a segunda dose, hein?", o Ministério da Saúde reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de levar as crianças abaixo de 5 anos para tomar a vacina, que é gratuita. A meta do governo é imunizar aproximadamente 14 milhões de crianças, o que representa 95% das menores de 5 anos. Foram distribuídas 24 milhões de doses da vacina. O horário para a vacinação será das 8 às 17 horas. A vacina é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço.
A recomendação é que crianças que estejam com febre acima de 38ºC ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo).
A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa grave, causada por um vírus que afeta o sistema nervoso. O Brasil não registra um caso da doença desde 1989. As mortes ocorrem em apenas 1% dos casos. As sequelas, como a perda do movimento das pernas, também afetam 1% dos doentes.
"Na grande maioria dos casos, a criança consegue se curar. No entanto, são necessários cuidados médicos, diz o médico Edimilson Migowski, professor de doenças infecciosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na primeira etapa da campanha, em 12 de junho, 14 milhões de crianças foram vacinadas.
Graças à campanha, o Brasil erradicou a paralisia infantil em 1989. A vacinação é necessária porque 26 países ainda têm a doença. As vacinas são encontradas nos postos de saúde também fora dos dias da campanha nacional.
Paraná
Aproximadamente 770,3 mil crianças menores de 5 anos no Paraná devem receber a nova dose da vacina hoje. Em todo estado, foram distribuídas 1,5 milhão de doses para esta etapa, divididas entre os 4,1 mil postos de saúde existentes. Cerca de 8 mil pessoas vão estar envolvidas no processo de vacinação.
Em Curitiba, cerca de 120 mil crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas contra a pólio. Para cumprir o objetivo, além das 108 unidades de saúde, serão disponibilizados outros 220 locais para a imunização como terminais de ônibus, supermercados e shoppings. Ao todo, serão 328 postos fixos e volantes para atender à população. Os pais devem levar a carteira de vacinação dos filhos.