O homem que amputou violentamente os membros posteriores do cachorro vira-latas Falcão será julgado no Fórum Criminal de Bocaíuva do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Nesta segunda-feira (4), o acusado não compareceu à audiência preliminar, que poderia pôr fim ao processo com um acordo.
O caso de violência contra o animal aconteceu no dia 23 de outubro. Segundo a antiga dona do cão, Sílvia Kras, os membros teriam sido cortados por um vizinho de sua chácara situada na localidade de Bom Retiro, em Bocaiúva do Sul. O motivo seria o fato de o cachorro ter atacado uma galinha no terreno do vizinho.
O cachorro Falcão está se recuperando de uma cirurgia realizada para retirar parte dos ossos que ficou exposta. De acordo com Soraya Simon, voluntária e vice-presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), o animal foi adotado e está sendo bem tratado.
Uma cadeira de rodas adaptada foi doada para ajudar Falcão em sua recuperação. "Ele agora terá que aprender a conviver com seu problema", disse Soraya.
Se comprovados os maus-tratos, a pena é de três meses a um ano de detenção, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais.