Pelo menos quatro apartamentos de um mesmo prédio situado no bairro Água Verde, em Curitiba, foram arrombados nesta semana. Segundo a polícia, o principal suspeito é Valter Alexandre da Silva, de 27 anos, que ficou conhecido pelo apelido de "Homem Aranha", por invadir os imóveis escalando prédios altos pelo lado de fora.

CARREGANDO :)

De acordo com informações da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), os furtos ocorreram na segunda-feira (10). Todos os apartamentos foram arrombados pela sacada e não havia nenhum sinal de violação em outras portas ou entradas dos imóveis. "Pelas características desses arrombamentos, de imediato, ligamos à atuação do ‘Homem Aranha’ [Valter Silva]", disse o superintendente da DFR, Hélcio Piasseta.

Desde 2009, Silva cumpria pena na Colônia Penal Agrícola por furto. No dia 28 de dezembro, beneficiado por uma portaria, ele ganhou o direito de passar o fim de ano com a família. Entretanto, ele não se reapresentou ao sistema penitenciário e permanece foragido. Em 2002, Silva já havia sido preso pelo mesmo crime.

Publicidade

A polícia tem registro de uma série de outros furtos cometidos por ele, sempre da mesma maneira. Segundo Piasseta, o suspeito escolhe prédios altos e cujos apartamentos tenham sacadas. Ele escala os imóveis pelo lado de fora, sem qualquer equipamento. "Ele [Silva] desenvolveu uma técnica em que se agarra ao cabo de para-raios dos prédios e sobe. O suspeito escala descalço e sem nada nas mãos", apontou o superintendente.

Após entrar nos apartamentos pela sacada, o arrombador escolhe objetos pequenos, mas de valor, como máquinas fotográficas, notebooks e joias. "Outra característica é que ele costuma abrir a geladeira e se alimentar na casa das vítimas", disse o policial. Denúncias que ajudem a polícia a localizar Silva podem ser repassadas anonimamente pela DFR pelo telefone (41) 3218-6100.