O funcionário da empresa Berneck Paineis e Serrados que fabrica e comercializa produtos de madeira morreu, na manhã desta sexta-feira (22), em uma unidade de reflorestamento do grupo, às margens da rodovia PR-092, no município de Cerro Azul, região metropolitana. A vítima foi identificada como Sebastião Machado, de 48 anos, que morreu no local, antes da chegada do socorro médico.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), por volta das 8h30, Machado que trabalhava na extração de madeiras foi atingido por uma tora que era arrastada por um cabo de aço. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e destacou um helicóptero para atender a ocorrência, mas quando a aeronave chegou ao local, a vítima já havia morrido.
O engenheiro de segurança do trabalho da Berneck, Sandro Andrioli Bittencourt, disse que a empresa ainda não tinha informações precisas de como o acidente ocorreu. De acordo com ele, um técnico do setor foi encaminhado à unidade de reflorestamento para avaliar que tipo de falha pode ter ocasionado a ocorrência.
Na tarde desta sexta, o Instituto de Criminalística (IC) fazia uma perícia no local, para apurar se houve negligência e se a empresa cumpria o que determina a legislação no que diz respeito à segurança do trabalho. De acordo com Bittencourt, todas as normas são adotadas pela empresa, que, inclusive, mantém equipe permanente de primeiros socorros na área onde o acidente ocorreu.
O engenheiro não soube explicar quantos funcionários trabalhavam na unidade de reflorestamento, porque as frentes de trabalho são "móveis", ou seja, são deslocadas conforme a demanda. A Berneck garantiu que todo o acompanhamento e apoio à família da vítima estão sendo prestados pela empresa.
Outro caso
Na tarde de quinta-feira (21), Alexsandro Soares Cardoso , de 24 anos, morreu, depois de ter sofrido um acidente de trabalho, em um supermercado da rede Condor, em Araucária, região metropolitana. Cardoso foi esmagado por uma prensa, usada para compactar resíduos descartados e morreu no local, antes de ser socorrido.
De acordo com a PM, ele pegava algo dentro do equipamento, quando outro funcionário que não tinha visto o colega acionou a máquina. O tórax da vítima foi comprimido pela prensa. Por meio de sua assessoria, o Condor informou que está prestando apoio aos familiares de Cardoso.