Um homem de 27 anos, que ficou conhecido pelo apelido de "Homem Aranha", foi preso, na noite de terça-feira (25), quando chegava a Curitiba. Valter Alexandre da Silva rea fugitivo da Colônia Penal Agrícola e, segundo a polícia, confessou ter cometido arrombamentos em Curitiba e Londrina, no Norte do estado.
Silva foi detido por uma equipe do grupo Tático Integrado de Repressão Especial (Tigre), dentro de um ônibus que vinha de Londrina para a capital. O "Homem Aranha" havia sido conquistado o direito de passar o Natal com a família, mas não se reapresentou ao sistema prisional.
Em depoimento à polícia, ele confessou que, no período em que esteve nas ruas, arrombou apartamentos de prédios nos bairros Água Verde, Juvevê e Campina do Siqueira, em Curitiba. Silva também assaltou apartamentos em Londrina, onde afirma ter invadido quatro prédios. Segundo o delegado Rodrigo Brown de Oliveira, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), havia um mandado de recaptura contra Silva, que foi reconduzido ao sistema prisional.
Escalada
Após escolher os prédios que seriam alvos de sua ação, o "Homem Aranha" o escalava pelo lado de fora, se pendurando em cabos de para-raios. Ele subia até o ponto mais alto dos edifícios, e descia pelas sacadas, arrombando portas e cometendo os furtos. "O acusado pegava objetos de valor e fáceis de carregar, como celulares, notebooks e joias", disse o delegado.
Durante apresentação ocorrida nesta quarta-feira (26), Silva afirmou que escalava os prédios descalço e sem qualquer equipamento de segurança. O acusado disse que desenvolveu a "habilidade" sozinho e que não repassou a técnica a ninguém. "Não dou divulgar, senão aparece concorrência", afirmou.
O "Homem Aranha" apontou que não voltou à Colônia Penal porque não aguentava mais ficar preso e que voltou a cometer os arrombamentos porque acreditava que não seria pego. Na apresentação, ele reconheceu ser usuário de drogas e lamentou o efeito dos entorpecentes em sua vida. "Eu subi em tudo, só não subi na vida por causa do crack", finalizou.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora