O homem que quebrou imagens sacras da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, na Praça Tiradentes no Centro de Curitiba, foi liberado no fim da noite desta segunda-feira (29) e deve responder em liberdade. Policiais do 1º Distrito de Polícia (1ºDP) informaram que o sujeito vai responder por crime contra o sentimento religioso, previsto no artigo 208 do Código Penal. A pena prevista vai de um mês a um ano ou multa, com possibilidade de aumento da penalidade no caso de ter ocorrido violência.
A Polícia Militar havia detido o homem, com idade aparente de 40 anos, por volta das 16 horas. Durante o ação, o homem usava apenas uma cueca e meias. Ele teria entrado na igreja para rezar. Depois de permanecer um curto tempo ajoelhado em frente à imagem de Cristo crucificado, ele levantou e começou a tirar a roupa enquanto quebrava os objetos.
A Polícia Civil informou que o padre responsável pela catedral esteve no distrito. Ele não quis esperar na delegacia e disse que não iria representar contra o sujeito que quebrou as imagens. Os agentes de plantão no 1º DP disseram que caso o padre tivesse representando, o homem poderia ser enquadrado por outro tipo de crime, mas não souberam especificar qual.
O caso
Conforme informou um segurança da Catedral à reportagem, o homem permaneceu calado durante todo o episódio. Além da cruz e da imagem de Cristo (que fica logo atrás do altar) foram danificados o quadro de João Paulo II, a imagem da Santa Edwiges, a vidraça que protegia a imagem de Nossa Senhora Aparecida, um vitral e diversos vasos de flores feitos de vidro. A administração relatou não ter ideia do prejuízo financeiro dos danos, mas informou que todas as imagens estragadas têm conserto.
A causa da atitude dele foi o fato de não ter suas orações atendidas, segundo a polícia. Agentes da PM que atenderam a ocorrência relataram que o rapaz precisou ser retirado rapidamente do local porque algumas pessoas que assistiram à cena ameaçaram agredir o sujeito. Aparentemente, o homem não estava embriagado nem agia sob efeito de entorpecentes.
Ataque à Catedral
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora