Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
feriado

Homenagem a Tiradentes reúne centenas de pessoas no centro de Curitiba

Policiais militares e civis realizaram na manhã de ontem, em Curitiba, uma solenidade em homenagem a Tiradentes, na praça que leva o nome do herói da Inconfidência Mineira. Cerca de 150 políciais e aproximadamente outras 200 pessoas acompanharam a homenagem, que teve início por volta das 10 horas.

O evento contou com a presença do vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti; do comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier de França Filho; do comandante geral da Polícia Civil, Jorge Azor Pinto; do secretário de Estado da Segurança Pública, Luis Fernando Delazari; e de outras autoridades civis e militares. Após a execução do hino nacional e do hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraná e Curitiba, uma coroa de flores foi colocada em frente à estátua de Tiradentes.

Joaquim José da Silva Xavier foi condenado à morte, enforcado e esquartejado em praça pública em dia 21 de abril de 1792, acusado de conspirar contra o governo português. Era alferes de milícia do Regimento de Dragões de Minas Gerais, e hoje é aclamado como Patrono das Polícias Militares do Brasil. "É preciso que reflitamos pelo resgate urgente dos valores, dos conceitos de honra, ética, moral, cidadania, respeito e dignidade. Este é o exemplo de Tiradentes", afirmou Xavier.

Para a professora mineira aposentada Emília Augusta Oliveira, que estava na praça acompanhando a solenidade com amigas, é importante que não se esqueça a importância histórica de Tiradentes. "Às vezes a gente passa pela praça e nem lembra da contribuição que ele deu", diz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.