Cerca de dez homens armados invadiram o depósito da Secretaria Estadual de Educação na manhã desta sexta-feira (25), no Cajuru, e roubaram 500 tablets que seriam disponibilizados para professores do Ensino Médio da rede estadual. O assalto ocorreu por volta das 7h40.
Segundo a Polícia Militar (PM), os homens entraram no depósito e fizeram os funcionários que estavam no local reféns por aproximadamente 20 minutos. Os criminosos usaram três carros para fugir com os equipamentos. Um deles era um Fiat Doblô de cor prata, outro um Vectra modelo antigo também prateado, e o terceiro não foi identificado. Até as 16 horas, ninguém havia sido preso, conforme a PM.
De acordo com a Seed, os suspeitos levaram cerca de 50 caixas contendo 10 tablets cada. "Eles foram até lá só para roubar os tablets, pois havia outros materiais no local que não foram levados", diz o Delegado Amarildo Antunes, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), responsável pelas investigações.
"Os tablets têm um sistema de bloqueio e só podem ser liberados pela Secretaria Estadual da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São tablets customizados, na cor amarela, para uso exclusivo de professores da Rede Estadual de Ensino, e não tem serventia para quem tentar fazer outro tipo de uso", informou a Seed por meio de nota oficial.
Segundo o Delegado Amarildo, os aparelhos possuem também rastreadores que podem ajudar a polícia nas buscas mesmo na hipótese de desbloqueio. "Se alguém comprar os aparelhos também pode ser preso e responder processo por receptação", explica.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Relatório da PF sobre Bolsonaro e militares acirra clima no Congresso; acompanhe o Entrelinhas
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião