Dois homens foram presos em flagrante, na noite de segunda-feira (21), no bairro Jardim das Américas, em Curitiba. Segundo informações da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), eles se passavam por policiais civis para cometer assaltos. No momento da prisão, eles abordavam os proprietários de um bingo clandestino. Os acusados portavam um revólver calibre 38, um simulacro de arma de fogo, uma insígnia policial e algemas. Um veículo com giroflex foi apreendido com a dupla.
R. R. P., de 24 anos, e R. F. L. J., de 22 anos, foram presos por volta das 21h30, após abordarem dois proprietários de uma casa de jogos irregular. Segundo a DFR, os acusados se apresentaram como policiais e faziam buscas na caminhonete importada das vítimas, quando foram surpreendidos pelos investigadores.
"Em depoimento, a dupla disse que vinha planejando o assalto aos donos deste bingo clandestino há um mês. Eles se passavam por policiais para abordar as vítimas e quando passavam a ter o controle total da situação, anunciavam que a ação se tratava de um assalto", disse o delegado Rodrigo Brown de Oliveira. Segundo a polícia, os acusados esperavam roubar R$ 25 mil, dinheiro que teria sido levantado pela casa de jogos ao longo do fim de semana.
A polícia chegou à dupla após receber denúncia anônima informando que bandidos que se passavam por policiais usariam um Astra preto para cometer um assalto na noite de segunda-feira. Com a informação, a DFR articulou uma operação especial para localizar e prender os suspeitos. De acordo com o delegado, dezenas de boletins de ocorrência já haviam sido registrados na DFR, relatando casos de assaltantes que se passavam por policiais civis para render suas vítimas.
"Com a exposição das fotos dos acusados na mídia, acreditamos que várias vítimas vão ter a possibilidade de reconhecê-los e eles passarão a responder também por estes crimes", apontou Brown de Oliveira.
Há suspeitas de que a dupla esteja envolvida em um homicídio ocorrido em janeiro deste ano, no bairro Sitio Cercado, na capital. De acordo com a polícia, o crime foi cometido por dois homens que se identificaram como policiais civis e que usaram um carro preto na ação.
Os dois foram indiciados por tentativa de roubo, receptação de produtos furtados (a arma que a dupla portava havia sido furtada no ano passado) e usurpação de função pública.
Bingo clandestino
Após a prisão dos acusados, a polícia fez buscas na casa de jogos, que também fica no Jardim das Américas. De acordo com o delegado, o estabelecimento estava irregular e funcionava clandestinamente. "Os proprietários chegaram a alegar que se faziam bingos beneficentes, mas nada disso foi constatado", explicou.
No local, foram apreendidos um globo e materiais para a realização dos jogos. A polícia vai aprofundar as investigações sobre o funcionamento irregular do bingo. Os proprietários foram liberados após prestarem depoimento.
Matéria atualizada em 23/11/2023. Os nomes dos criminosos foram substituídos pelas iniciais, pois, após a condenação, a pena foi extinta por indulto.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora