Os índices de homicídios e de crimes contra o patrimônio diminuíram no Paraná, no terceiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra o relatório trimestral o chamado "mapa do crime" divulgado nesta sexta-feira (29), pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
De acordo com o levantamento, foram registrados 695 homicídios no estado neste trimestre (entre julho e setembro). O número representa uma queda de 8,5% em relação ao terceiro trimestre de 2009, quando o Paraná teve 760 assassinatos. Em contrapartida, os homicídios culposos em trânsito aumentaram 11%, chegando a 584 casos registrados.
O balanço mostra que os furtos e roubos de veículos recuaram 1,4% no estado. Foram 4.796 veículos roubados e furtados neste trimestre, ante 4.865 no mesmo período do ano passado. Entre julho e setembro deste ano, 3.284 veículos foram recuperados no estado, o que representa um aumento de 10,9%. Considerando só a capital, o desempenho é ainda melhor: o número de recuperados subiu 14,2% (941 unidades) e as ocorrências tiveram queda de 2,65% (1.908 furtos e roubos de veículos).
Os índices de furtos e roubos também apresentaram redução. Em todo o estado, foram 22.981 furtos no trimestre (queda de 2,5%) e 6.929 roubos (retração de 6,5%). No total, os crimes contra o patrimônio caíram 4%, segundo o levantamento.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora