A honestidade dos candidatos e a boa memória dos eleitores paranaenses foram destaque no primeiro dia do projeto RPC Cidadania, que busca ajudar os eleitores a votar com consciência, escolhendo os melhores candidatos nas próximas eleições. Somados os votos das urnas instaladas na Boca Maldita, em Curitiba, e no terminal central de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, mais de 65% lembram em quem votou para deputado federal e estadual nas últimas eleições, em 2002. Entre as qualidades preferidas e determinantes para o candidato ser votado, a honestidade liderou com boa margem.
Na pergunta "Eu voto em deputado que é", das seis opções - honesto, trabalhador, defende a região, não muda de partido, não contrata parentes e não é assistencialista (troca voto por dinheiro, cadeira de roda, etc) a primeira opção foi a mais votada com 32%. Já no item "Eu NÃO voto em deputado que é" - cujas opções eram desonesto, preguiçoso, não defende a região, troca muito de partido, contrata parentes e troca voto por dinheiro a desonestidade somou 34%, seguida pela troca de voto por dinheiro com 20%.
O projeto RPC Cidadania foi idealizado em conjunto com Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Portal OndaRPC e Rádio 98FM e em parceria com faculdades e universidades regionais. Durante os próximos dois meses, as urnas eletrônicas vão percorrer onze cidades em todo o estado coletando votos da população, num esquema muito semelhante ao da promoção RPC nos Bairros.
Confira a programação do RPC Cidadania e em quais locais estarão as urnas para votação:
19 a 24 de junho Boca Maldita26 de junho a 01 de julho Terminal do Pinheirinho3 a 8 de julho Terminal da Fazendinha10 a 15 de julho Terminal do Boqueirão17 a 22 de julho Terminal do Hauer24 a 29 de julho Praça Rui Barbosa31 de julho a 5 de agosto Terminal Guadalupe7 a 12 de agosto Boca MalditaAlunos de jornalismo da Unicenp vão ficar responsáveis pela operação da urna e atendimento ao público em Curitiba.
No interior do estado, o cronograma é o seguinte:
19 a 24 de junho Ponta Grossa (no terminal central)26 de junho a 01 de julho Guarapuava e Pato Branco3 a 8 de julho Cascavel10 a 15 de julho Foz do Iguaçu17 a 22 de julho Paranavaí e Umuarama24 a 29 de julho Maringá e Campo Mourão31 de julho a 5 de agosto LondrinaAntes que a urna deixe uma dessas cidades e seja levada a outra, a população será informada dos detalhes.
Confira como foi a votação no primeiro dia:
1 - Eu voto em deputado que é:- Honesto 32%- Trabalhador 22%- Defende a região 15%- Não contrata parentes 11%- Não muda de partido 10%- Não é assistencialista (troca voto por dinheiro, cadeira de roda, etc) 10%
2 - Eu NÃO voto em deputado que é: - Desonesto 34%- Troca voto por dinheiro, cadeira de rodas, etc. 20%- Não defende a região 13%- Troca muito de partido 13%- Contrata parentes 11%- Preguiçoso 9%
3 - Eu me lembro em quem votei na eleição passada:Para Deputado Federal SIM 65% /NÃO 35%Para Deputado/Estadual SIM 67% /NÃO 33%.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora