Foram quatro meses de debates iniciados em 7 de julho, em Ponta Grossa , oito etapas regionais, 5 mil participantes e 399 municípios representados. O Fórum Futuro 10 Paraná, que terá seu encontro de consolidação hoje, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, aproxima-se do fim como um feito inédito. Trata-se da primeira vez em que todas as regiões paranaenses puderam expor seus sonhos e problemas e pensar, juntas, o desenvolvimento do estado. "No momento em que o país parece estar discutindo o passado, o estado discute seu futuro", afirma Rogério Mainardes, diretor de marketing da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e coordenador do comitê executivo do fórum. Iniciativa da RPC / Gazeta do Povo, com apoio de 11 associações empresariais e de classe, o fórum vai definir metas para o Paraná da próxima década.
O encontro de consolidação reunirá 200 representantes eleitos nas etapas regionais. Dividido por temas, como industrialização, política e educação, pela manhã o grupo vai definir prioridades estaduais. À tarde, definirá as prioridades regionais. A base das discussões será o conjunto de documentos redigidos no fim de cada etapa. "É a hora de passar dos sonhos para as propostas", diz Ilma Barros, coordenadora de desenvolvimento organizacional da Fiep, uma das instituições organizadoras do evento.
Para os participantes, será a oportunidade de contribuir para a criação de um projeto de desenvolvimento para o estado. "A iniciativa conseguiu mobilizar a sociedade e se transformou num grande porta voz do Paraná", diz o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Wanderley Bertoluzzi, um dos indicados para participar dos debates de hoje. "Conseguimos visibilidade para as propostas do interior".
As conclusões e propostas de hoje serão apresentadas no encontro de encerramento marcado para 1.º de dezembro, no Estação Convention Center, em Curitiba. O documento será entregue a autoridades municipais, estaduais e federais, como o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que já confirmou presença.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião