Congresso Nacional teve as luzes apagadas para a Hora do Planeta| Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Ponte Carlos, em Praga, na República Tcheca aderiu à Hora do Planeta
Hora do Planeta: Burj Khalifa, Dubai
Arranha-céu de Moscou, na Rússia, participa da Hora do Planeta
Portão de Brandemburgo apaga as luzes na Hora do Planeta
Hora do Planeta em shopping de Pequim
Museu ArtScience, em Singapura, também apagou suas luzes na Hora do Planeta

A Hora do Planeta, que convida a população a apagar as luzes por uma hora em atenção à preservação dos recursos naturais mobilizou neste sábado (23) mais de 7 mil cidades de mais de 150 países e territórios. No Brasil, monumentos públicos, empresas e residências de pelo menos 113 cidades ficaram às escuras, das 20h30 às 21h30.

CARREGANDO :)

Veja mais fotos do evento pelo mundo

O evento ocorre desde 2007 e é organizado pela organização não governamental (ONG) WWF. No primeiro ano, ocorreu apenas em Sydney, cidade mais populosa da Austrália, e já em 2008 se espalhou por vários países do mundo. Atualmente, a Hora do Planeta tem uma série de ações integradas envolvendo cultura e ativismo político e ambiental para proteção do meio ambiente.

Publicidade

No Brasil, foi registrado o apoio de 113 cidades e de 480 empresas e organizações. Brasília, cidade-âncora da Hora do Planeta no país, apagou as luzes em espaços famosos como a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios. Shows, pedaladas e mobilização de artistas foram organizados em várias cidades brasileiras e também pela internet.

De acordo com a WWF Brasil, o foco da Hora no Planeta neste ano foi o cuidado com a água – 2013 foi eleito pela Unesco o Ano Internacional de Cooperação pela Água. A ONG lembra que a água, por meio das usinas hidrelétricas, é a principal fonte de energia do país. "Energia, água e qualidade de vida estão todas intimamente ligadas", destaca a secretária-geral do WWF Brasil, Maria Cecília de Brito.

Monumentos na Hora do Planeta