Brasília - Uma equipe do escritório central da Interpol no Brasil, com sede em Brasília, está pronta para ir buscar na Islândia o cirurgião plástico Hosmany Ramos, cuja extradição foi autorizada ontem, sem chances de apelação, pela Suprema Corte daquele país. O Itamaraty já foi notificado. A Polícia Federal informou que um delegado e um agente seguirão para a capital finlandesa Reykjavik e deverão fazer a transferência num prazo de dez dias.
Condenado a 43 anos no Brasil por homicídio, sequestro e roubo, entre outros crimes, Hosmany foi preso em agosto de 2009 na Islândia com passaporte falso do irmão morto, quando tentava embarcar para o Canadá. Ele estava encarcerado desde 1981 e cumpria pena no interior paulista. Beneficiado pela saída de Natal, no fim de 2008, ele fugiu do País.
Na Islândia, os policiais brasileiros se encontrarão com os representantes locais da Interpol para os procedimentos formais de entrega do preso, que será trazido ao Brasil em voo de carreira, com escala na França. Por norma de segurança internacional, ele viajará algemado.
O secretário de Justiça, Romeu Tuma Júnior, informou que a decisão atende à expectativa do governo brasileiro, que enviou toda a documentação exigida pela legislação internacional e desde o início teve total colaboração das autoridades islandesas Ele disse que a logística de transferência não é difícil, mas os detalhes do roteiro serão mantidos em sigilo. Hosmany deve voltar para o mesmo presídio de onde fugiu, mas a defesa vai recorrer para que ele cumpra o restante da pena em Tocantins (terra natal).
Denúncia contra Bolsonaro surge em meio à queda recorde de popularidade de Lula
Denúncia da PGR aponta Braga Netto como mobilizador e responsável por financiamento de suposto golpe
Podcast repercute os impactos políticos da denúncia contra Bolsonaro
Moraes derruba sigilo da delação de Cid e notifica citados em denúncia da PGR
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora