Estudo divulgado pela companhia francesa Hotel.info ontem, em Paris, mostra que os hotéis do Rio de Janeiro estão entre os mais caros do mundo. Segundo o estudo, o valor médio de um quarto de hotel no principal destino turístico brasileiro sofreu o maior aumento dentre 30 metrópoles globais com alto fluxo turístico, com uma inflação recorde de 49,86% entre 2008 e 2010. Com a elevação, o Rio passa a ser o quinto destino mais caro do mundo, atrás de Nova York, Londres, Estocolmo e Zurique.
E a alta dos preços na capital carioca se dá em meio à crise que afetou o turismo internacional. O levantamento apontou que o preço médio de um quarto de hotel no Rio chegou a 143,60 (cerca de R$ 319) em julho de 2010, contra 95,82 (R$ 215) em julho de 2008.
As explicações para a pressão inflacionária são diversas. Entre elas, estão o real forte, fatores sazonais a realização de diversos salões e conferências na cidade no mês de julho e fatores estruturais, como a construção e entrada em funcionamento de novos hotéis cinco estrelas na cidade. "Com a demanda maior, há toda uma gama de hotéis de três e quatro estrelas com uma política de preços mais elevada", explica Guillaume Ridolfi, diretor de vendas do grupo Hotel.info.
A maior parte da inflação do preço dos hotéis no Rio de Janeiro se deu entre 2009 e 2010, depois que a capital carioca foi anunciada como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.