A montagem do Hospital de Campanha que vai atender as vítimas da chuva em Santa Catarina está sendo feita por um contingente de soldados da Força Aérea Brasileira (FAB). O atendimento está previsto para começar às 8h desta segunda-feira (1º).
O atendimento será exclusivo às pessoas encaminhadas pelos centros de triagem dos municípios atingidos. Cerca de 80 profissionais da FAB, incluindo 40 médicos, já chegaram a Itajaí. O Hospital de Campanha está instalado no pátio do Posto Santa Rosa, localizado no cruzamento entre a BR-101 e a Rodovia Jorge Lacerda no trevo de acesso a Itajaí.
Segundo o oficial responsável pela estrutura, major Brigadeiro Raul José Dias, o principal objetivo dos serviços é desafogar o setor de emergência dos hospitais da região. Muitos hospitais foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de semana passado.
Com quase 50 tendas e 30 leitos, o Hospital de Campanha tem capacidade para atender até 400 pessoas por dia. A estrutura oferece posto de triagem e um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o que permite a realização de consultas médicas e odontológicas, de cirurgias e de atendimentos emergenciais, ou, ainda, o encaminhamento para outras unidades hospitalares.
O expediente será das 8h às 16h enquanto houver necessidade de reforço hospitalar na região mais atingida pelas cheias.
O número de mortes causadas pela chuva em Santa Catarina já chega a 110. São 78.707 desalojados e desabrigados - 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados. Pelo menos 19 permanecem desaparecidas. Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetas pelas chuvas.
Os óbitos ocorreram Brusque (1), Gaspar (15), Blumenau (24), em Jaraguá do Sul (13), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (6), Rancho Queimado (2), Ilhota (37), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).
Anistia e projetos do governo seguem na gaveta do Congresso após dois anos do 8 de janeiro
Cerimônia de memória do 8/1 se transforma em ato político com gritos de “sem anistia”
Super live de oito horas contesta narrativa do governo sobre o 8 de janeiro
Cantilena da liga STF-Lula sobre democracia é zombada nas redes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora