• Carregando...
Remanejamentos de escala permitiram a reabertura dos leitos | Marco André Lima/Gazeta do Povo
Remanejamentos de escala permitiram a reabertura dos leitos| Foto: Marco André Lima/Gazeta do Povo

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reabriu mais 30 leitos dos 94 que foram fechados em outubro passado, segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. Agora, com os 14 que já tinham sido restabelecidos em novembro, ainda são 50 os leitos daquela leva que continuam fechados.

Akel relatou que foi possível abrir os leitos após remanejamentos administrativos "Fizemos modificação em enfermarias, otimizamos nossos servidores técnicos, horas extras, otimização de fluxo do hospital, com isso conseguimos reabrir os leitos e, a partir de fevereiro, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde vai permitir a instalação de uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento]."

Em nota, a UFPR destacou que os setores que passam a ter mais leitos são obstetrícia, otorrinolaringologia, oftalmologia, transplante hepático e urologia e ainda cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral e urologia.

O anúncio da reabertura ocorreu após determinação do Ministério Público Federal (MPF) para que a universidade solicite à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a realização de um estudo no hospital para saber quantos funcionários são necessários para a volta ao funcionamento pleno. Akel disse que, atualmente, o HC tem 400 leitos operacionais, e que em capacidade máxima – caso houvesse quadro suficiente – seria de 560. Segundo ele, o patamar máximo de funcionamento não é atingido pelo menos desde 1996. O estudo já foi solicitado à Ebserh, segundo o reitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]