As cirurgias eletivas que seriam realizadas no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, estão suspensas a partir deste sábado (25) até a próxima quinta-feira (30) por causa da passagem da tocha olímpica pela cidade. Segundo a assessoria do hospital, a determinação foi dada pelo Comitê Olímpico que exige que os leitos da cidade estejam desocupados para caso aconteça algum acidente com os participantes do evento esportivo.
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck é o único em Foz do Iguaçu que faz atendimento de emergência e urgência para trauma e, por isso, foi escolhido para compor o Plano de Contingência do Comitê Olímpico. De acordo com a assessoria do hospital, esse plano prevê que leitos da cidade estejam desocupados para atender qualquer incidente que aconteça com algum membro do Comitê Olímpico durante a passagem da tocha pela cidade.
Como o hospital faz muitos atendimentos de urgência e emergência e está constantemente com todos os leitos ocupados, a assessoria informou que teve que suspender as cirurgias que estavam agendadas para garantir quartos vazios durante a passagem do Comitê Olímpico. A chama olímpica só chega na cidade na quinta-feira (30), mas o hospital preferiu paralisar as cirurgias eletivas desde hoje para garantir os leitos desocupados no dia evento.
Segundo nota enviada à imprensa pela assessoria do hospital, as cirurgias em situação de emergência (quando o paciente corre risco de morte) e urgência (quando o paciente apresenta um quadro grave e exige intervenção médica de imediato) serão realizadas sem interferência.
A assessoria também informou que, por se tratarem de cirurgias eletivas, os pacientes não serão prejudicados. “Cirurgias eletivas são aquelas em que se consegue escolher a melhor data para se realizar os procedimentos cirúrgicos, depois de realizados diversos exames, a fim de se obter as melhores condições de saúde do paciente”, diz a nota.
Ainda de acordo com a assessoria, os procedimentos cirúrgicos já foram reprogramados para o dia 1.º de julho. Avisos foram colocados no hospital informando aos pacientes da suspensão temporária das cirurgias eletivas.
Visita
A chama olímpica percorrerá 22 cidades paranaenses e pernoitará em seis delas. A tocha chega ao Paraná na próxima terça-feira (28) com a primeira parada em Londrina, onde passa a noite. Em Foz do Iguaçu, a passagem acontecerá na quinta-feira (30) e percorrerá os principais atrativos turísticos da cidade, como o Parque Nacional do Iguaçu, a Itaipu Binacional e o Templo Budista.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião