Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
saúde

Hospital de Foz do Iguaçu suspende cirurgias por causa da passagem da tocha olímpica

Comitê Olímpico teria exigido que leitos fiquem  vagos como garantia caso haja alguma intercorrência. | Foto: Roberto Castro/ME/Brasil2016/ME
Comitê Olímpico teria exigido que leitos fiquem vagos como garantia caso haja alguma intercorrência. (Foto: Foto: Roberto Castro/ME/Brasil2016/ME)

As cirurgias eletivas que seriam realizadas no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, estão suspensas a partir deste sábado (25) até a próxima quinta-feira (30) por causa da passagem da tocha olímpica pela cidade. Segundo a assessoria do hospital, a determinação foi dada pelo Comitê Olímpico que exige que os leitos da cidade estejam desocupados para caso aconteça algum acidente com os participantes do evento esportivo.

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck é o único em Foz do Iguaçu que faz atendimento de emergência e urgência para trauma e, por isso, foi escolhido para compor o Plano de Contingência do Comitê Olímpico. De acordo com a assessoria do hospital, esse plano prevê que leitos da cidade estejam desocupados para atender qualquer incidente que aconteça com algum membro do Comitê Olímpico durante a passagem da tocha pela cidade.

Como o hospital faz muitos atendimentos de urgência e emergência e está constantemente com todos os leitos ocupados, a assessoria informou que teve que suspender as cirurgias que estavam agendadas para garantir quartos vazios durante a passagem do Comitê Olímpico. A chama olímpica só chega na cidade na quinta-feira (30), mas o hospital preferiu paralisar as cirurgias eletivas desde hoje para garantir os leitos desocupados no dia evento.

Segundo nota enviada à imprensa pela assessoria do hospital, as cirurgias em situação de emergência (quando o paciente corre risco de morte) e urgência (quando o paciente apresenta um quadro grave e exige intervenção médica de imediato) serão realizadas sem interferência.

A assessoria também informou que, por se tratarem de cirurgias eletivas, os pacientes não serão prejudicados. “Cirurgias eletivas são aquelas em que se consegue escolher a melhor data para se realizar os procedimentos cirúrgicos, depois de realizados diversos exames, a fim de se obter as melhores condições de saúde do paciente”, diz a nota.

Ainda de acordo com a assessoria, os procedimentos cirúrgicos já foram reprogramados para o dia 1.º de julho. Avisos foram colocados no hospital informando aos pacientes da suspensão temporária das cirurgias eletivas.

Visita

A chama olímpica percorrerá 22 cidades paranaenses e pernoitará em seis delas. A tocha chega ao Paraná na próxima terça-feira (28) com a primeira parada em Londrina, onde passa a noite. Em Foz do Iguaçu, a passagem acontecerá na quinta-feira (30) e percorrerá os principais atrativos turísticos da cidade, como o Parque Nacional do Iguaçu, a Itaipu Binacional e o Templo Budista.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.