Após mais de 24 horas, o Hospital Evangélico de Curitiba segue sem receber novos pacientes nesta quarta-feira (26). Todos os setores de atendimento permanecem fechados e apenas os pacientes que já estavam no hospital antes do início da paralisação, às 9 horas de terça-feira (25), continuam sendo atendidos. Não há previsão de retorno do atendimento a novos pacientes.
A razão para a interrupção dos serviços é caracterizada como problema de ordem financeira "pontual" e "interna", segundo a assessoria de comunicação. Faltam insumos básicos no Evangélico, o que também impede o funcionamento.
O problema, informa a assessoria, não está relacionado a repasses da prefeitura de Curitiba, mas a questões internas do hospital. A direção do Evangélico trabalha para voltar a atender à população o mais rápido possível.
Funcionários ouvidos pela reportagem disseram que, apesar da paralisação, serviços de referência do Evangélico, como atendimento a queimados e quimioterapia continuam funcionando. Entretanto, não são todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que recebem os pacientes. O setor de ambulatório, que funciona na Alameda Carlos de Carvalho, é o único que permanece com recebimento de novos pacientes.
Monitoramento
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que irá notificar a direção do Evangélico ainda nesta quarta-feira (26) para que apresente um plano para resolver os problemas de falta de insumos em até 24 horas. Uma equipe da prefeitura foi enviada à instituição na terça-feira para verificar a situação no local. De acordo com a pasta, o grupo de monitoramento segue no hospital nesta quarta.
A Secretaria afirma que "todos os pacientes de procura direta deverão necessariamente passar pela triagem do hospital e eventuais casos em que ficar caracterizada desassistência serão reportados ao Conselho Regional de Medicina (CRM-PR)", diz a nota.
Na terça-feira, a equipe do município constatou que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital funcionavam regularmente e que havia 239 pacientes internados.
Paralisação começou na terça-feira
O Hospital Evangélico deixou de receber pacientes por volta das 9 horas de terça-feira. Pacientes que chegavam ao local para consultas eletivas ou atendimento de urgência e emergência passaram a ser orientados a procurar atendimento em outros hospitais e unidades de pronto atendimento de Curitiba. Nem mesmo os pacientes de planos de saúde eram atendidos.
Funcionários relataram falta de suprimentos e de equipamentos para o atendimento aos pacientes. Os funcionários permanecem trabalhando normalmente no hospital mesmo com as dificuldades financeiras.