Desde a manhã desta sexta-feira (16), o Hospital Evangélico de Ponta Grossa não está recebendo gestantes em trabalho de parto. O local é referência em obstetrícia na região dos Campos Gerais. Em ofício encaminhado na quinta-feira (15) à 3ª Regional da Secretaria Estadual de Saúde, o hospital informa que não tem médicos neonatologistas em número suficiente para prestar atendimento antes, durante e depois do parto.
Segundo o chefe da Regional, Giovatan de Souza Bueno, o Evangélico se comprometeu a apresentar, até as 17h30 desta sexta-feira (16), um plano de contingência para resolver o problema. No entanto, até o momento, o hospital ainda não se manifestou. Em ofício encaminhado há pouco para a administração da maternidade, a 3ª Regional determina que o hospital receba as pacientes em trabalho de parto e entre em contato com a Central Reguladora de Leitos para providenciar o encaminhamento delas para outros hospitais: em Ponta Grossa, a maternidade Santana Unimed e a Santa Casa de Misericórdia.
"Se não houver vagas, poderemos transferir para hospitais de outras cidades, como Castro ou Campo Largo", afirma Giovatan. No começo da próxima semana, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) deve emitir um parecer sobre a situação do hospital. A direção da maternidade foi procurada diversas vezes pela reportagem da Gazeta do Povo na tarde desta sexta-feira, mas não quis se manifestar.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora