Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas após manusearem fogos de artifício durante as comemorações de Natal em Curitiba. Segundo levantamento do Hospital Evangélico, referência no tratamento de queimaduras, não foram registradas ocorrências graves no fim de semana do Natal.
Historicamente, é na virada do ano que o número casos aumenta. No feriado da virada de ano de 2010 para 2011, 37 pessoas foram internadas no Hospital Evangélico com queimaduras provocadas pelos fogos. Há dois anos, dois rapazes perderam parte dos dedos na tentativa de manusear o artefato, em Curitiba.
Segundo o capitão Ivan Fernandes, do Corpo de Bombeiros, o número de casos de feridos por fogos de artifício tem diminuído. "Normalmente, os acidentes ocorrem com pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas e foram negligentes no momento de soltar os fogos", comenta. O capitão ainda ressalta que, em caso de acidentes com queimaduras, a pessoa deve procurar por atendimento médico. Caso procure fazer algo para amenizar a dor, a solução é lavar o ferimento em água corrente apenas. Usar café e pasta dental no machucado podem piorar a situação.