Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) encontraram o agrotóxico Hexabenzeno de Cloro (BHC) em um terreno situado em frente à rodoviária de Apucarana, região Norte do Paraná, nesta terça-feira (30). O material estava fora de embalagens e misturado a aproximadamente de 12 mil quilos de terra. A substância está proibida no Paraná desde a década de 80.
O secretario estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, afirma que buscará identificar o proprietário do terreno e o responsável pelo equipamento que mexeu na terra. Eles podem responder por crime ambiental.
O IAP isolou e cobriu com uma lona o local onde está o BHC. "A população pode ficar tranqüila, pois o produto já está protegido, o que evita possíveis danos à saúde", disse o secretário à Agência Estadual de Notícias (AEN).
O BHC é um agrotóxico proibido no estado desde 1985. É conhecido popularmente como "pó de broca". Ao entrar em contato com a pele, o produto pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso central de seres humanos. A absorção pelo organismo também pode ocorrer por via oral e respiratória. Entre os sintomas estão convulsões, dores de cabeça, tremores, arritmia e até morte. Para o meio ambiente, os danos também são graves. Se entrar em contato com o solo, o BHC pode contaminar a terra por mais de cem anos.