O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multou em R$ 10 mil e embargou, pela segunda vez, em menos de um mês, a empresa Pavimar Construtora de Obras Ltda., em Umuarama, na Região Noroeste do estado. Sem licença de operação e instalação, a Pavimar tem até segunda-feira para providenciar o projeto e só poderá voltar a funcionar se instalar equipamentos capazes de reduzir a poluição do ar no parque industrial da cidade. Contratada pelo governo do estado, a empresa trabalha na recuperação de 100 quilômetros de asfalto na região.
Por causa da emissão de gases, moradores das imediações da fábrica pediram providências ao IAP, alegando que estavam enfrentando problemas de saúde. Até um abaixo-assinado foi elaborado pela comunidade.
Segundo o chefe regional do IAP, Valdir Balan, a Pavimar foi embargada no dia 24 do mês passado, mas mesmo assim continuou a operar. O problema é que a empresa obteve licença prévia para iniciar as atividades em março passado, porém teria deixado de providenciar na seqüência as licenças de instalação e operação. Além disso, a Pavimar não teria informado ao órgão ambiental que estaria produzindo asfalto a partir de pneus.
O diretor de controle de recursos ambientais do IAP, Harry Luiz Ávila Teles, disse que a empresa demonstrou interesse em elaborar um projeto de readequação para retomar as atividades. Procurada pela reportagem, a direção da empresa preferiu não se pronunciar a respeito das punições.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora