Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

IAP vai investigar caso de baleia que apareceu na orla de Matinhos

Baleia é enterrada na praia em Matinhos | Divulgação/Douglas Gerasom
Baleia é enterrada na praia em Matinhos (Foto: Divulgação/Douglas Gerasom)

Uma baleia Jubarte - já morta - apareceu na tarde de sábado (18) na orla do balneário Costa Azul, em Matinhos, no Litoral do Paraná. Com cerca de 15 metros de comprimento e pesando 40 toneladas, o animal estava em estado de decomposição avançado, mas não apresentava sinais de agressões.

O biólogo Fabiano Cardoso, que passava pelo local, explicou que a baleia deveria estar morta há alguns dias e foi trazida pelo mar até a orla. O cheiro no local estava forte, por isso uma equipe da Prefeitura de Matinhos providenciou o enterro já no sábado na areia da praia.

Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a espécie é comum na costa brasileira. As causas da morte ainda serão investigadas, mas uma das possibilidades é de que a baleia estivesse doente e se afastou do bando, o que é uma das características dessa espécie.

O IAP informou também que a prática de enterrar os restos do animal na praia é aceitável, já que se trata de matéria orgânica que vai se decompor - sem gerar riscos ao meio ambiente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.