O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) vai contratar mil brigadistas para atuar na prevenção e combate a incêndios em 32 municípios da Amazônia, onde vêm acontecendo queimadas nos últimos anos. O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias, já assinou a portaria autorizando as contratações. Serão recrutadas pessoas que residam nas áreas onde os trabalhos vão ser realizados.
Em cada município, serão empregados 31 brigadistas, sendo um gerente do fogo, seis chefes de brigadas e 24 brigadistas. As contratações vão ser feitas no próximo dia 18 de agosto nos municípios de Tailândia (PA), Porto Velho (RO) e Nova Ubiratã (MT) e a partir de 1º de setembro nos demais municípios.
No processo seletivo será feita análise de currículos e testes de aptidão física e de habilidades agrícolas. Os candidatos deverão apresentar carteira de identidade, comprovação de CPF, PIS/Pasep, título de eleitor e atestado médico. Os aprovados farão curso de 40 horas/aula sobre uso de equipamentos e prática de primeiros socorros.
Os municípios que que vão contar com o trabalho das brigadas são Macapá, Tartarugalzinho e Porto Grande, no Amapá; Apuí e Lábrea no Amazonas; Aripuanã, Brasnorte, Cotriguaçú, Nova Bandeirantes, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Querência, Tapurah e Vila Rica, no Mato Grosso; Altamira, Cumaru do Norte, Itaituba Marabá, Mojú, Novo Progresso, Paragominas, São Félix do Xingú e Tailândia no Pará; Buritis, Machadinho d'Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho em Rondônia; e em Roraima Boa Vista, Cantá, Bonfim e Mucajaí.