O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) vai contratar mil brigadistas para atuar na prevenção e combate a incêndios em 32 municípios da Amazônia, onde vêm acontecendo queimadas nos últimos anos. O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias, já assinou a portaria autorizando as contratações. Serão recrutadas pessoas que residam nas áreas onde os trabalhos vão ser realizados.

CARREGANDO :)

Em cada município, serão empregados 31 brigadistas, sendo um gerente do fogo, seis chefes de brigadas e 24 brigadistas. As contratações vão ser feitas no próximo dia 18 de agosto nos municípios de Tailândia (PA), Porto Velho (RO) e Nova Ubiratã (MT) e a partir de 1º de setembro nos demais municípios.

No processo seletivo será feita análise de currículos e testes de aptidão física e de habilidades agrícolas. Os candidatos deverão apresentar carteira de identidade, comprovação de CPF, PIS/Pasep, título de eleitor e atestado médico. Os aprovados farão curso de 40 horas/aula sobre uso de equipamentos e prática de primeiros socorros.

Publicidade

Os municípios que que vão contar com o trabalho das brigadas são Macapá, Tartarugalzinho e Porto Grande, no Amapá; Apuí e Lábrea no Amazonas; Aripuanã, Brasnorte, Cotriguaçú, Nova Bandeirantes, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Querência, Tapurah e Vila Rica, no Mato Grosso; Altamira, Cumaru do Norte, Itaituba Marabá, Mojú, Novo Progresso, Paragominas, São Félix do Xingú e Tailândia no Pará; Buritis, Machadinho d'Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho em Rondônia; e em Roraima Boa Vista, Cantá, Bonfim e Mucajaí.

Veja também
  • Metade das espécies de macacos está ameaçada de extinção
  • Jornalista da Gazeta do Povo ganha prêmio nacional
  • Minc e cientistas se reúnem para discutir acesso a recursos naturais
  • Lula critica países que "dão palpite" sobre a Amazônia